Alimentação vegetariana! 😍🌱

Alimentação vegetariana! 😍🌱

Alimentação vegetariana! 😍🌱

A adoção de uma alimentação vegetariana tem sido crescente nos dias de hoje, maioritariamente determinada por motivos éticos, pela procura de um estilo de vida mais natural, pelos benefícios para a saúde e por questões de sustentabilidade e impacto ambiental.

O que é afinal uma alimentação vegetariana? 🤔
É uma alimentação na qual se exclui o consumo de carne e pescado. No entanto, existem várias abordagens dentro desta dieta como:

🥑Ovolactovegetariana: exclui carne e pescado, mas inclui ovos e laticínios;
🥭Lactovegetariana: exclui carne, pescado e ovos, mas inclui laticínios;
🥕Ovovegetariana: exclui carne, pescado e laticínios, mas inclui ovos;
🥦Vegetariana estrita: exclui todos os alimentos de origem animal (carne, peixe, ovos, laticínios, mel, gelatina, banha, ovas, insetos, moluscos, crustáceos, entre outros).

O conceito de veganismo 🌱, vai além das escolhas alimentares, trata-se de um estilo de vida! Não só exclui todos os alimentos de origem animal como também procura excluir todas as formas de exploração e crueldade para com os animais, em relação ao vestuário, à cosmética ou qualquer outro propósito.

Para além de todos estes conceitos, existem pessoas que consomem ocasionalmente carne e/ou pescado e que se identificam como sendo semivegetarianas ou “flexiterianas”, embora ainda não exista uma definição oficial para estes termos.

Provavelmente também já ouviu falar na dieta de base vegetal (Plant Based Diet)🥬🍠🍒. É uma dieta cuja base é vegetal, ou seja, a maioria ou a totalidade dos alimentos consumidos são de origem vegetal, incluindo ou não uma quantidade limitada de alimentos de origem animal. Esta dieta prioriza alimentos integrais, locais e da época, naturais e frescos e evita os alimentos processados.


Logo, a dieta de base vegetal não é necessariamente uma dieta vegetariana. Assim como existem pessoas com uma alimentação vegetariana que não é de base vegetal. Neste caso, estamos perante uma alimentação desequilibrada em que há o consumo de produtos excessivamente processados (como cereais de pequeno-almoço, bolachas, bolos, refrigerantes, refeições pré-preparadas, alheira de vegetais, salsichas de soja, batatas fritas, entre muitos outros). Não é por estes produtos serem de origem vegetal que serão saudáveis...! 😅

Por fim, gostaria de transmitir que não precisamos de “rotular” a nossa alimentação... devemos ouvir, respeitar e confiar no nosso corpo, sentindo que alimentos nos fazem bem. Não precisamos de usar a alimentação como um tipo de identidade! A melhor alimentação é aquela que nos faz sentido, proporciona bem-estar e qualidade de vida! 🙌🏼😉🙏🏼🧘🏽‍♀️🌿🦋

Nota: o termo dieta está muito associado a uma abordagem de perda de peso, no entanto, dieta significa o mesmo que alimentação ou padrão alimentar, é aquilo que comemos no dia a dia, são os nossos hábitos alimentares.

Artigo de: Madalena Jesus, 3348NE

Referências bibliográficas:

1. Silva SCG, Pinho JP, Borges C, et al. Linhas de Orientação para uma Alimentação Vegetariana Saudável. Lisboa: Direção-Geral de Saúde; 2015. Disponível em: https://nutrimento.pt/manuais-pnpas/linhas-de-orientacao-para-uma-alimentacao-vegetariana-saudavel/